Foto destaque

Presidente da FENAPAR viajou ao norte, centro e sul do país em campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

                                                             

Brasília, 10 de setembro de 2018 – No segundo semestre de 2018, a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar) lançou uma campanha com o objetivo de prevenir a doença renal crônica (DRC) e aumentar o número de diagnósticos precoces. Como parte da elaboração da campanha, o presidente da FENAPAR, Renato Padilha, visitou os três municípios onde o projeto será implementado.

 

O projeto será realizado em diferentes regiões do país. Foram escolhidos locais com a presença de associações de pacientes renais filiadas à FENAPAR: Rim Viver, em Goianésia (GO), Rim Viver em Caxias do Sul (RS) e ARCRESE – Associação de Renais Crônicos do Estado de Sergipe, em Aracaju (SE). Até o fim do ano, essas cidades receberão cursos de capacitação voltados a profissionais da saúde da rede pública, bem como material educativo destinados aos grupos de risco: pessoas com histórico de diabetes e hipertensão.  A campanha educativa irá conscientizar estes grupos de risco sobre a importância do diagnóstico precoce e a realização de exames simples, como o da creatinina, para o diagnóstico.

 

Nos meses de maio e junho, em preparação para o projeto, Renato Padilha visitou os três municípios para estabelecer o primeiro diálogo sobre a campanha com as entidades envolvidas. Em Caxias do Sul, juntamente com Evandro Neckel, presidente da Rim Viver RS, Renato se reuniu com a 5ª Coordenadoria Estadual da Saúde. “Eles entenderam que há necessidade de sensibilizar a população e darão apoio na divulgação”, afirma Padilha.

 

Em Sergipe, Padilha foi acompanhado do presidente da ARCRESE, Lúcio Alves. Juntos, eles apresentaram a campanha para o Secretário Estadual de Saúde de Aracaju, Valberto Oliveira. Após, visitaram a equipe do Ministério Público do Estado para apresentar a campanha e solicitar apoio.

 

Já em Goianésia (GO), as visitas incluíram a Secretaria de Saúde e a Câmara de Vereadores, onde houve uma sessão especial para discutir o projeto. O presidente da Fenapar foi acompanhado da presidente da Rim Viver Goianésia, Shirlene de Moraes. Renato também participou de uma entrevista na rádio local Itajá FM, em que falou sobre a realidade dos pacientes em tratamento no Brasil.

 

Após o projeto-piloto, a intenção é levar a campanha para demais regiões do Brasil: “Queremos, antes de tudo, testar este conceito, para então expandir a campanha para outros municípios”, conclui Renato. A FENAPAR atualmente possui afiliadas em 18 dos 26 estados brasileiros.

 


 

Sobre a Doença Renal Crônica

Os rins têm como principal função filtrar o sangue, eliminando substâncias desnecessárias do corpo. A doença renal crônica (DRC) consiste na perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em sua fase mais avançada, os rins não conseguem mais manter sua função, e por isso necessitam de substituição artificial, seja por hemodiálise/diálise peritoneal – procedimentos em que uma máquina limpa e filtra o sangue do paciente, ou por transplante de órgão. Quando detectada precocemente, é possível indicar tratamentos que incluem dieta e medicamentos. Os principais fatores de risco da DRC são a hipertensão e a diabetes. A obesidade, fumo e uso de medicações nefrotóxicas também podem comprometer a função renal. O nefrologista é o médico especialista nos rins e sempre deve ser consultado em questões relativas a esse órgão.

 

Sobre a Fenapar

Fundada em 2013, a Fenapar é uma associação sem fins lucrativos, cujos dirigentes não são remunerados. A Fenapar nasceu a partir de um grupo de pacientes decididos a fazer mais pela saúde de pessoas com doença renal crônica. Nossa a missão é acolher e representar todos os pacientes renais do país. Trabalhamos para fortalecer entidades regionais e estaduais e, junto à comunidade médica, atuar em prol de melhores políticas públicas para o tratamento renal no Brasil. Atualmente, a Fenapar é formada por 18 associações filiadas.

www.fenapar.com.br

 

Contatos para a mídia

 

Sr. Humberto Mendes

Diretor de Comunicação

FENAPAR

(48) 99 95 87 356

humbertofmendes@bol.com.br

www.fenapar.com.br  

 

Sra. Manoela Onófrio

Diretora Executiva

VoxVital Estratégias

(21) 98 33 90 864

manoela@voxvital.com.br

www.voxvital.com.br

 

Foto 1 da galeria de fotos Foto 2 da galeria de fotos Foto 3 da galeria de fotos Foto 4 da galeria de fotos Foto 5 da galeria de fotos