Foto destaque

No dia 8 de março de 2018 será comemorado o Dia Mundial do Rim. Este é um dia especial para conscientizar a população, médicos e governo sobre a doença renal crônica (DRC), os desafios enfrentados pelos pacientes e como prevenir a doença. Em 2018, o tema vai ser “Saúde da Mulher – Cuide de seus Rins”, já que irá ocorrer no dia internacional da mulher. Se você é paciente de DRC, ou possui amigos e familiares que sofrem com a doença, essa é uma oportunidade de participar! Reunimos algumas dicas fáceis para você fazer parte desse dia e auxiliar na conscientização da sociedade sobre essa doença:

 

Dica #1: Participe das atividades da associação de pacientes da sua cidade

Muitas cidades e estados tem sua própria associação de pacientes renais. Todas elas irão realizar diversas atividades para ajudar na conscientização e prevenção – desde caminhadas, iluminação de monumentos públicos, feiras e muitas atividades para pacientes! Você ainda não conhece a sua associação local? Aqui você encontra a lista de entidades por estado, e no site do Dia Mundial do Rim você encontra as atividades que irão ocorrer em várias cidades do país. Não encontrou nenhum evento perto de você? Não desanime, temos mais dicas pra você participar neste dia!

 

Dica #2: Imprima e distribua o material de divulgação do Dia Mundial do Rim

A Sociedade Brasileira de Nefrologia adaptou o material informativo e educativo, que inclui camisetas, adesivos, cartazes e folhetos, priorizando informações sobre os fatores de risco para a doença renal e estimulando cuidados com a saúde dos rins. Você pode fazer o download e imprimir todos os materiais aqui. Depois é só distribuir entre amigos, no seu evento, e onde mais você quiser.

 

Dica #3: Converse com uma amiga, parente ou conhecida sobre prevenção e sintomas da doença

Neste dia, dedique um tempo pra conversar com uma amiga, parente ou conhecida sobre a doença.

Em 2018, o tema do dia mundial do rim vai ser “Saúde da Mulher – Cuide de seus Rins”, já que irá ocorrer no dia internacional da mulher. A doença renal crônica afeta homens e mulheres de maneira diferente. Alguns estudos indicam que a doença afeta mais mulheres do que homens, mas elas tendem a iniciar o tratamento mais tarde e ter mais dificuldade de acesso ao tratamento (fonte: World Kidney Day). Por isso, converse com uma mulher especial na sua vida sobre a doença e como evitá-la: procurando ficar de bem com a balança – evitando o sobrepeso, equilibrando a alimentação, com alimentos ricos em vitaminas e fibras e evitando o álcool em excesso. A diabetes e hipertensão são fatores de risco importantes - pessoas que sofrem destas doenças estão muito mais propensas a desenvolverem problemas renais e precisam de atenção extra! Caso a pessoa faça parte de um grupo de risco, sugira que, na próxima consulta médica, ela faça um exame de creatinina, que é um método simples e barato de identificar a progressão da doença. Você encontra muitas dicas de prevenção aqui e também no site da SBN

 

Dica #4: Use as hashtags #diamundialdorim e #worldkidneyday nas suas mídias sociais e compartilhe o conhecimento!

Você pode usar as hashtags #diamundialdorim e #worldkidneyday para apoiar a causa, e se quiser compartilhar essas e outras dicas com seus amigos! Assim você ajuda as pessoas a conhecer melhor a doença e, quem sabe, preveni-la. A FENAPAR tem várias informações sobre a doença aqui. Não deixe este dia passar em branco!  

 

Sobre a Doença Renal Crônica (DRC)

A DRC é uma condição crônica progressiva que impede os rins de funcionar normalmente. Ela atinge mais de 195 milhões de pessoas em todo o mundo, e estima-se que mais de dois milhões no Brasil. A FENAPAR e as associações federadas atuam para melhorar o tratamento e prevenção da doença. O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa da IFKF e da ISN. Clique aqui para acessar a página oficial da iniciativa (em inglês).